Que Todos sejam um, para que o mundo Creia

Ritual de Admissão de Cerimoniários

12-02-2011 21:35
Rito de Admissão de Cerimoniários  

 

Imediatamente após a homilia inicia-se o Rito de Admissão de Cerimoniários com a chamada dos candidatos, feita pelo Coordenador.
Chamada
Coordenador: Reverendíssimo Padre N. Após vários encontros de preparação e formação, queremos apresentar os candidatos habilitados a prestarem o seu serviço na liturgia, como Cerimoniários. Apresentar-se-ão, neste momento, para serem admitidos oficialmente como Cerimoniários os jovens aqui presentes:
S: Queiram apresentar-se.
Cada candidato é chamado pelo nome completo. O jovem chamado sai do banco onde está sentado e dirige-se para o altar, ficando de frente para o Sacerdote.
Admissão
Os candidatos permanecem de frente para o Sacerdote. O Sacerdote dirigindo-se ao coordenador interroga:
S: Podes dizer-me se eles estão aptos a exercerem o ofício de Cerimoniário nesta comunidade paroquial?
Coordenador: Sim. Após o período de preparação exigido para exercer tal ministério, posso afirmar que eles estão aptos a desempenhar os serviços de Cerimoniário, pois demonstraram, neste período de preparação, consciência e maturidade, dedicação e zelo pela Eucaristia e demais serviços da comunidade.
O Sacerdote dirigindo-se aos Cerimoniários interroga-os:
S: Caríssimos filhos, tendes consciência do que estais pedindo?
Candidatos: Sim, tenho!
S: E o que pedis à Igreja?
Candidatos: Quero ingressar no grupo de Cerimoniários e desempenhar com dedicação e amor os serviços do altar e demais atividades desta comunidade.
S: Antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto: Quereis assumir o ofício de Cerimoniário, movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?
Candidatos: Quero.
S: Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, obedecendo as determinações desta Paróquia e seguindo as orientações dos seus coordenadores?
Candidatos: Quero.
S: Estimados jovens. Vós escolhestes livremente e com exemplar generosidade servir a comunidade em todos os momentos de culto e de oração a Deus. Vós fostes preparados para este serviço, portanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido. E eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho-vos oficialmente como cerimoniários desta paróquia N (desta comunidade N). Deus, que vos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da perseverança e vos una mais perfeitamente a Cristo através dos serviços a esta comunidade.
Pode-se dar um sinal de acolhimento da comunidade aos novos cerimoniários.
Vestição
Neste momento o Cerimoniário, ou outra pessoa encarregada, convida e orienta o familiar a ficarem em pé para a bênção das vestes.
Benção das vestes litúrgicas
S: Oremos: Ó Deus de bondade, que ornais a Vossa Igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar + estas vestes litúrgicas que serão usadas por estes Vossos filhos que desejam servir fielmente o Vosso altar. Dignificando a oração do Vosso povo, e permanecendo constantemente na Vossa presença possam eles ser confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeço rumo ao banquete celeste, à festa que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
T: Amém.
O Sacerdote asperge as vestes, com água benta. Neste momento os familiares auxiliados pelos cerimoniários  fazem a entrega das vestes.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode